quinta-feira, 23 de maio de 2013

NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO


Entre os dias 19 a 31 de maio, os membros da Renovação Carismática da diocese de Maringá, são convidados a rezar uma pequena, mas profunda oração em devoção e agradecimento à Nossa Senhora de Caravaggio.
Caravaggio é uma pequena cidade da Itália, distante a 38km de Milão. No século XV, mais exatamente no ano de 1432, em meio à divisões políticas e religiosas, ódio e heresias, assolada por bandidos e agitações de facções, traições e crimes, houve ainda uma grande guerra entre a República de Veneza e o ducado de Milão, assustando todo o país.
Em meio a esse clima, Joaneta, uma piedosa jovem, devota de Nossa Senhora, é obrigada a casar contra a sua vontade com Francisco Varoli. Este era um ex-soldado, conhecido por ser um mau caráter, violento, que insultava e espancava sua esposa. No dia 26 de maio de 1432, após sofrer uma brutal agressão, e ser obrigada pelo marido à ir sozinha colher feno, no campo de Mezzolengo (à 2km de Caravaggio), Joaneta Varoli, recorreu à proteção de Nossa Senhora rezando: “Oh, Senhora caríssima, ajudai-me. Só de Vós espera socorro a vossa pobre serva”.

Após essa súplica, aparece à sua frente uma esplendorosa mulher, a qual pediu para que Joaneta ajoelhasse para receber uma grande mensagem. A senhora se anunciou como “Nossa Senhora” e disse que estava afastando o povo cristão dos merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça. Para reestabelecer a paz, Nossa Senhora pediu para que a jovem avisasse o povo para jejuarem a pão e água nas sextas-feiras e que fossem à Igreja no sábado à tarde, em agradecimento à Sua intercessão e do afastamento dos castigos reservados.
À princípio, Joaneta fica amedrontada, mas é encorajada por Maria Santíssima. Ela sai, anuncia o que lhe é confiado e muitos acreditam nela e passam a fazer o que foi ordenado. No local da aparição, provando que ali passaria a ser um local de graças a serem dispensadas, brotou uma fonte de água límpida e abundante, que existe até os dias de hoje, onde milhares de doentes recuperam a saúde. Foi ainda construída uma pequena capela no local, que foi sucedida por um majestoso santuário.
No Brasil, temos dois santuários dedicados à devoção de Nossa Senhora de Caravaggio, um na cidade de Brusque, em Santa Catarina e outra em Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Abaixo, a oração de Nossa Senhora de Caravaggio

Ó Maria, Virgem Santa de Caravaggio, do presépio até a cruz cuidaste do Teu Filho, e para Joaneta, foste consolação e fonte de paz. Mostra-nos o Salvador: fruto do Teu ventre, e ensina-nos a acolher Jesus e seguir Seu Evangelho. À Tua proteção recorremos, ó cheia de graça, em nossas necessidades: livra-nos dos perigos; ajuda-nos a vencer as tentações; leva ao Senhor nossa prece e mostra que és nossa Mãe, a Mãe que Ele nos deu.
Roga por nós, Nossa Senhora de Caravaggio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. AMÉM!

SALVE MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário